• Home
  • A Empresa
  • Projetos
  • Orçamento
  • Contato

Blog Post

0 Comment

Empregos em energia renovável aumentam 5% em todo o mundo.

29 Maio 2016
admin

Segundo a Irena, associação internacional do setor, Brasil foi um dos poucos países a apresentar corte de postos de trabalho.

RIO – Mais de 8,1 milhões de pessoas trabalham na indústria de energia renovável em todo o mundo neste ano. O número é 5% maior em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estudo inédito feita pela Irena, associação internacional do setor. O aumento contrasta com a redução do setor petrólifero, já que as grandes companhias do setor vêm enxugando suas atividades e fazendo um pesado corte de funcionários.

No ranking das renováveis, a solar concentra hoje o maior contigente de mão de obra no mundo, com 2,8 milhões (em 2015, eram 2,5 milhões de pessoas). Em seguida, aparecem os biocombustíveis, como o biodiesel, com 1,7 milhão. Depois, está a eólica (com 1,1 milhão), em um crescimento de 5%. O crescimento global, no entanto, poderia ser maior não fosse a crise que assola o Brasil, onde muitos projetos de energia vêm apresentando demora, com a falta de interesse dos investidores em participarem de leilões de energia promovidos pelo governo.

Entre os países, quem puxou o crescimento foi a China, país onde já há mais empregados na atividade de energia renovável, com 3,5 milhões de postos, do que no setor de óleo e gás, com 2,6 milhões. Nos Estados Unidos houve alta de 16% na força de trabalhado oriunda das energia solar e eólica, por exemplo, chegando a 769 mil postos de trabalho, em contraste com a queda de 18% nos campos de petróleo.

— Esse aumento é fruto da redução dos custos da energia renovável em todo o mundo — disse Adnan Z. Amin, diretor-geral da Irena, lembrando que as renováveis vão mais que dobrar sua participação da matriz energética mundial, gerando mais de 24 milhões de empregos.

O Brasil, segundo maior empregador do mundo, com 918 mil pessoas, foi na contramação e cortou cerca de 41 mil postos devido à redução na atividade de etanol. “Os empregos em biocombustíveis caíram 3% com a queda puxada por etanol devido à mecanização”. Em outro momento, a Irena afirma ainda que as novas instalações solares tiveram recuo de 3% no ano passado devido aos atrasos na implementação do Minha Casa Minha Vida e na redução total dos investimentos no setor.

Fonte: O Globo

About the Author

Compartilhe essa notícia

Independência Energética

Você irá gerar sua própria energia, sem interferir no meio ambiente! Chega de surpresas nas tarifas da sua conta de luz!

Energia Limpa e Sustentável

Maior potencial de fonte renovável de energia, não gera substâncias poluentes ao meio ambiente como produto final do processo de retirada da energia.

Proteção contra aumento de tarifa

Depois de instalar o sistema fotovoltaico você nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.

Consumo dia e noite

Durante o dia você gera energia além do que precisa e distribui para a rede elétrica convertendo-a em créditos para utilizar durante a noite.

Valorização do Imóvel

Estudos realizados nos EUA mostram que os imóveis com sistema de energia solar se valorizam em média 8%.

ABSolar

Associação brasileira de energia solar fotovoltaica.

ESCRITÓRIO CENTRAL

Le Monde Office
Av. das Américas, 3.500 - bl 04 sala 707
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
CEP: 22.640-102

CENTRO DE TREINAMENTO

Rua Minas Gerais, QD 01 Lote 03
Queimados - Rio de Janeiro
CEP: 26373-280

NEWSLETTER

Fique por dentro do mercado de energia solar e receba informações e novidades.


Grupo Geração Distribuída 2015 - Todos os direitos reservados.