• Home
  • A Empresa
  • Projetos
  • Orçamento
  • Contato

Blog Post

0 Comment

Governo autoriza novo reajuste na conta de luz

03 dez 2015
admin

Os aumentos na conta de luz vão começar a pesar a partir de março de 2016. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) propôs que as distribuidoras repassem aumentos de 19,97% para os consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e de 3,89% para os estados do Norte e do Nordeste.

Os aumentos vão ser repassados para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo que cobre subsídios de tarifas da população de baixa renda, como o Luz para Todos, por exemplo. O Tesouro Nacional ajudava a bancar esse fundo e decidiu que, neste ano, não fará mais isso. Para manter esses subsídios, serão necessários R$ 23 bilhões e quem vai pagar agora é o consumidor. Mas o percentual de reajuste na conta vai ser ainda maior. O repasse da CDE é apenas uma parte de um aumento extra que as distribuidoras pediram e a Aneel aceitou.

No cálculo total vão ser incluídos, também, a elevação do preço da energia de Itaipu e o preço dos últimos leilões de energia. Nesse caso, cada distribuidora terá um percentual diferente de reajuste.

Tem ainda outro reajuste previsto para março: o das bandeiras tarifárias, que começaram a valer em janeiro. As bandeiras devem passar a cobrir o chamado ‘risco hidrológico’, que é a geração menor das usinas hidrelétricas em função dos períodos de pouca chuva. Quanto disso vai sobrar para o consumidor, a Aneel diz que ainda não sabe, mas deve divulgar o cálculo, no máximo, até a próxima semana.

A Aneel aprovou também o reajuste na tarifa de sete distribuidoras que atendem consumidores em regiões de São Paulo, Paraíba e Amapá. O índice varia de acordo com a empresa e o tipo de consumo, o menor aumento anunciado foi de 8,8% e o maior chega a 48,8%.

Fonte: G1

About the Author

Compartilhe essa notícia

Independência Energética

Você irá gerar sua própria energia, sem interferir no meio ambiente! Chega de surpresas nas tarifas da sua conta de luz!

Energia Limpa e Sustentável

Maior potencial de fonte renovável de energia, não gera substâncias poluentes ao meio ambiente como produto final do processo de retirada da energia.

Proteção contra aumento de tarifa

Depois de instalar o sistema fotovoltaico você nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.

Consumo dia e noite

Durante o dia você gera energia além do que precisa e distribui para a rede elétrica convertendo-a em créditos para utilizar durante a noite.

Valorização do Imóvel

Estudos realizados nos EUA mostram que os imóveis com sistema de energia solar se valorizam em média 8%.

ABSolar

Associação brasileira de energia solar fotovoltaica.

ESCRITÓRIO CENTRAL

Le Monde Office
Av. das Américas, 3.500 - bl 04 sala 707
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
CEP: 22.640-102

CENTRO DE TREINAMENTO

Rua Minas Gerais, QD 01 Lote 03
Queimados - Rio de Janeiro
CEP: 26373-280

NEWSLETTER

Fique por dentro do mercado de energia solar e receba informações e novidades.


Grupo Geração Distribuída 2015 - Todos os direitos reservados.