Conta de luz aumenta para 19,5 milhões de consumidores

Semana do Brasil: 65% dos consumidores não estavam sabendo da ...

Ao menos sete distribuidoras tiveram aumentos de tarifa de luz autorizados nos último dias pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Elas atendem 19,5 milhões de unidades consumidoras em sete estados. 

Quatro delas já fizeram o reajuste neste dia 01/07 (Cemig, Energisa Nova Friburgo, RGE Sul e Energisa Minas); uma no dia 29/06 (Cocel Paraná) e duas iniciarão nova tarifa neste dia 04/07 (Enel São Paulo e Energisa Tocantins). As informações são do site da Aneel

Os índices aplicados para consumidores residenciais (maioria das unidades) vão de 0,83% a 7,83% (veja relação no fim do texto). Houve um caso de redução para residências, de – 0,95%, na Copel Paraná. Para empresas ligadas à alta tensão, por exemplo, os índices são diferentes, mais altos, e também variam de acordo com a concessionária.

Efeito Covid

Cada concessionária tem uma data estipulada para revisão de contrato, por isso não serão todas que farão reajuste agora. Em muitos casos, o aumento ocorreria antes, mas a Aneel adiou para julho devido à pandemia da Covid-19. 

Também na pandemia, foi aprovada uma linha de empréstimo para socorrer distribuidoras, que deverá ter efeitos na conta a partir de 2021. 

Aumento de gastos operacionais e do custo da energia vinda de Itaipu (valorada em dólar), além de alta na inadimplência, embasaram os pedidos de reajuste. Sem a Conta Covid, segundo as distribuidoras, os índices seriam maiores neste ano. 

Com as altas de energia elétrica, uma opção cada vez mais adotada no país é a da energia solar fotovoltaica. Sustentável e econômica, o uso dessa fonte continua crescendo. Sua adoção pode reduzir em até 95% o valor da conta de luz. 

Serviço

Confira abaixo os índices de aumento das distribuidoras autorizados na conta residencial de energia elétrica, e datas de início:  

Enel – 3,61% (04/07)

Energisa TO – 7,83% (04/07)

Cemig – 2,5% (01/07)

Cocel PR – 0,83% (29/06)

Energisa Nova Friburgo – 1,93% (01/07)

RGE Sul – 5,22% (01/07)

Energisa Minas – 5,30% (01/07)

 

About the Author