Setor solar atrai público residencial e jovem no 1º semestre

O segmento fotovoltaico mostrou capacidade de enfrentar os efeitos da crise do Coronavírus com foco em marketing e equipe própria de vendas. Também alcançou, neste ano, um público mais jovem, além de atrair consumidores residenciais. É o que mostra nova pesquisa da consultoria especializada Greener, sobre o primeiro semestre deste ano.

Foram ouvidas 2104 empresas integradoras de 21 de maio a 30 de junho. Dessas, 12% começaram suas atividades em 2020 e 29% no ano passado. Uma fatia de 25% começou antes ou no ano de 2016. As instalações de Geração Distribuída feitas em 2020 já correspondem a 30,6% do total. Neste ano, o país chegou a 3 GW de energia fotovoltaica conectados à rede.

Segundo o levantamento, mesmo com os impactos cambiais da crise, a importação de equipamentos fotovoltaicos cresceu 93% neste primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. O volume correspondeu a 2,4 GW de capacidade.

Apesar desse aumento no semestre, houve redução em relação ao ritmo alcançado nos últimos meses do ano passado. Neste mês de agosto, o governo zerou alíquotas de importação para equipamentos fotovoltaicos, o que deve melhorar esse cenário.   Atualmente, os módulos nacionais são 4,4% do mercado – eram 3% em 2019.

Competitividade

Em relação aos preços praticados, ficaram na maioria estáveis, com pequena redução para clientes até 8KWp, estável para até 12KWp e um pouco superior a partir de 30KWp. As empresas absorveram os custos maiores com câmbio em sua própria cadeia de distribuição e integração, para manter as vendas.

Para sobreviver à crise, as empresas elencaram as principais medidas adotadas, nesta ordem:

– Aprimoramento de marketing e vendas

– Aprimoramento de equipe técnica

– Adiamento de investimentos

 

Novo perfil

 
 

A maioria das empresas optou por focar vendas com equipes próprias e vendas online, que chegam já a 40% do total.

Para 74% dos entrevistados, houve procura de clientes residenciais. E, 55% dos compradores têm idade inferior a 50 anos. Uma mudança de perfil, já que em 2017 essa faixa etária correspondia a apenas 22% da demanda.

Para 80% das empresas, a principal preocupação é a disponibilidade de recursos em caixa, mas por outro lado 90% estão confiantes em uma boa retomada do mercado. Entre elas, 48% buscaram financiamento para suas atividades neste período de crise.

FONTE: WE BRAZIL
 
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